A Arte de se Reinventar

17/12/2018

Ver o mundo com outros olhos; analisar as situações difíceis buscando conhecimento e aprendizado; não se importar com pequenices que não acrescentam nada em sua vida; mudar de comportamento e hábitos para sermos melhor do que ontem e se permitir ser feliz.

Na vida é preciso buscar constantemente novas formas de lidar com os desafios diários e a principal ação está em mudarmos a nós mesmos, mudar o nosso comportamento em relação a cada situação vivida.

Dificilmente tiraremos as pedras do nosso caminho, mas se aprendermos a desviar ou até mesmo buscar uma nova trilha a caminhada pode ser muito mais agradável.

Por vezes apenas segui o caminho já trilhado. A timidez dominava e consumia minhas energias. Nunca tive muitos amigos, na verdade eram pouquíssimos mesmo, apenas conhecia amigos da minha irmã ou me relacionava somente com a família, até o momento que entendi que precisava mudar aquela situação, pois minha capacidade de comunicação, que já era péssima, estava sendo prejudicada e com isso o efeito cascata se estendia para minha vida profissional.

Fiz novas escolhas, adotei novos comportamentos, queria ser mais comunicativa; fiz cursos que me colocaram em contato com pessoas, que me proporcionaram conhecimento e algumas habilidades foram descobertas, leio livros que me agregam como ser humano, redescobri meu "Eu" interior que estava sufocado e hoje não reconheço mais aquela menina extremamente tímida que respondia por mim no passado.

No momento em que decidi que faria diferente senti um alívio enorme, sentia como se minhas asas estivessem abrindo e que logo iria voar.

Tive recaídas, errei em várias escolhas, acertei em muitas outras. Precisei refazer alguns caminhos, pois havia me perdido no propósito daquela caminhada, mas considero que acertei em cheio quando decidi fazer tudo diferente. Hoje sou uma mulher mais segura e decidida e que não perde a oportunidade de conhecer mais, de conhecer melhor....

A timidez foi somente uma das diversas reinvenções que necessitei fazer em mim e na minha vida e, com certeza, muitas outras serão necessárias. Se queremos um futuro diferente precisamos nos reinventar constantemente.

Na vida profissional também é preciso se reinventar constantemente, se atualizar, conhecer o seu trabalho a fundo e a empresa em que trabalha também.

Sou Secretária Executiva e vejo a reinvenção da minha profissão; novas atribuições, novas competências, novos desafios (...) Mas a essência da profissão permanece a mesma: atuar como facilitadora do nosso líder!!!

Faça uma breve análise sobre a situação em que se encontra hoje e responda, para si mesmo, as perguntas: Você é feliz? Está contente com as escolhas que fez? Quer ser melhor do que ontem?

Independente da sua resposta, torne sua caminhada mais leve e para isso deixo algumas dicas:

  • Cuide de você, se reconheça como pessoa e profissional, identifique o que gosta e o que não gosta em você... valorize o que gosta, mude o que não gosta;
  • Tire proveito de toda as situações vividas; sempre há um aprendizado novo em cada etapa;
  • Evite situações que vão roubar suas energias, como as que envolvem pequenices, discussões infundadas e que não vão levar a lugar nenhum muito menos agregar algo a sua pessoa;
  • Permita-se a conhecer pessoas novas, faça novos contatos ou restabeleça contato com aquela pessoa que você admira mas estão distantes por causa da rotina de cada um;
  • Vá a lugares diferentes dos habituais, conheça ambientes novos, viaje, leia;

O autoconhecimento e a definição de valores pessoais devem nortear esta reinvenção, pois independente das escolhas que fizer a sua imagem é o que está sendo exposta.

Se reinvente!!! Vá ser feliz!!!!



Importante: Não esqueça de usar o bom senso nas suas escolhas. Seu novo "Eu" deve ter respeito e valores reais para que você não se torne inconveniente e se arrependa depois.


Pâmela Mezzomo

17 de dezembro de 2018

Bacharel em Secretariado Executivo com mais de 13 anos de atuação; MBA Executivo em Gestão de Projetos, Consultora em processos administrativos, Secretária Remota, Secretária Executiva pela ABENGE e membro do Comitê de Secretariado Executivo do Distrito Federal.

© 2019 Pâmela Secretária - Brasília-DF
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora